Subseção de Configuração e Qualidade

Compete à Subseção de Configuração e Qualidade:

  1. Propor, implantar e manter o Processo de Desenvolvimento de Software, contendo, inclusive, a política de Teste de Software na Secretaria de Sistemas;
  2. Gerenciar e publicar os ativos do Processo de Desenvolvimento de Software e do Processo de Teste de Software;
  3. Prover o conhecimento do Processo de Desenvolvimento de Software e do Processo de Teste de Software;
  4. Apoiar as equipes na execução do Processo de Desenvolvimento e Teste de Software;
  5. Identificar, propor e manter ferramentas de 

    apoio à execução do Processo de Desenvolvimento de Software;

  6.  

    Prover técnicas de garantia da qualidade do código, propondo meios tecnológicos para apoiar esta qualidade;

  7.  

    Auxiliar os desenvolvedores na definição e operacionalização dos ambientes e das ferramentas adequadas ao seu trabalho.

Compete ao Chefe da Subseção: 

  1. Representar a equipe perante a Seção e secretaria; 
  2. Gerir os projetos de sua equipe; 
  3. Gerir os servidores que compõem a sua equipe; 
  4. Negociar prioridades com o Gestor Executivo e comunicar as decisões à equipe; 
  5. Delegar, planejar e gerenciar as tarefas, junto com a equipe; 
  6. Atuar como facilitador da equipe, apoiando-a na realização das tarefas e removendo impedimentos, para garantir que as atividades sejam executadas no prazo combinado; 
  7. Acompanhar o andamento das atividades e projetos da equipe;
  8. Reportar os assuntos necessários ao chefe da Seção e gestor da área, e assessorá-los nas decisões relativas às questões que envolvem sua equipe e a fila a qual atende.

Compete ao Líder Técnico:

  1. Assessorar a equipe nas questões técnicas;
  2. Representar a equipe nos assuntos técnicos, contribuindo com a arquitetura de referência, gestão de configuração, padrões de qualidade, de integração e demais padrões técnicos da organização;
  3. Comunicar as decisões técnicas aos demais membros da equipe;
  4. Fomentar o uso dos padrões técnicos da organização, coordenando grupos de trabalho especializado nos assuntos ligados à qualidade e gestão de configuração de software;
  5. Difundir o conhecimento na equipe sobre ferramentas técnicas utilizadas no desenvolvimento de sistemas;
  6. Supervisionar a qualidade técnica de produtos observando os procedimentos internos vigentes a fim de promover melhoria contínua;
  7. Promover a evolução da arquitetura dos produtos;
  8. Propor alternativas de aprimoramento dos sistemas do Tribunal por meio de benchmarking com outras instituições a fim de proporcionar melhoria contínua e de evitar obsolescência;
  9. Definir e acompanhar o Backlog Técnico junto aos times de desenvolvimento;
  10. Compreender e promover a aplicação dos padrões técnicos da organização;
  11. Apoiar a gestão de configuração (planejamento, ambientes e integração);
  12. Participar de reuniões com as áreas de negócio e outras áreas da Tecnologia da Informação, a fim de entender as necessidades técnicas e direcionar soluções.
Seção de Apoio à Governança de TIC dtic.governanca@trt3.jus.br