Subseção de Configuração e Qualidade
Compete à Subseção de Configuração e Qualidade:
- Propor, implantar e manter o Processo de Desenvolvimento de Software, contendo, inclusive, a política de Teste de Software na Secretaria de Sistemas;
- Gerenciar e publicar os ativos do Processo de Desenvolvimento de Software e do Processo de Teste de Software;
- Prover o conhecimento do Processo de Desenvolvimento de Software e do Processo de Teste de Software;
- Apoiar as equipes na execução do Processo de Desenvolvimento e Teste de Software;
- Identificar, propor e manter ferramentas de
apoio à execução do Processo de Desenvolvimento de Software;
-
Prover técnicas de garantia da qualidade do código, propondo meios tecnológicos para apoiar esta qualidade;
-
Auxiliar os desenvolvedores na definição e operacionalização dos ambientes e das ferramentas adequadas ao seu trabalho.
Compete ao Chefe da Subseção:
- Representar a equipe perante a Seção e secretaria;
- Gerir os projetos de sua equipe;
- Gerir os servidores que compõem a sua equipe;
- Negociar prioridades com o Gestor Executivo e comunicar as decisões à equipe;
- Delegar, planejar e gerenciar as tarefas, junto com a equipe;
- Atuar como facilitador da equipe, apoiando-a na realização das tarefas e removendo impedimentos, para garantir que as atividades sejam executadas no prazo combinado;
- Acompanhar o andamento das atividades e projetos da equipe;
- Reportar os assuntos necessários ao chefe da Seção e gestor da área, e assessorá-los nas decisões relativas às questões que envolvem sua equipe e a fila a qual atende.
Compete ao Líder Técnico:
- Assessorar a equipe nas questões técnicas;
- Representar a equipe nos assuntos técnicos, contribuindo com a arquitetura de referência, gestão de configuração, padrões de qualidade, de integração e demais padrões técnicos da organização;
- Comunicar as decisões técnicas aos demais membros da equipe;
- Fomentar o uso dos padrões técnicos da organização, coordenando grupos de trabalho especializado nos assuntos ligados à qualidade e gestão de configuração de software;
- Difundir o conhecimento na equipe sobre ferramentas técnicas utilizadas no desenvolvimento de sistemas;
- Supervisionar a qualidade técnica de produtos observando os procedimentos internos vigentes a fim de promover melhoria contínua;
- Promover a evolução da arquitetura dos produtos;
- Propor alternativas de aprimoramento dos sistemas do Tribunal por meio de benchmarking com outras instituições a fim de proporcionar melhoria contínua e de evitar obsolescência;
- Definir e acompanhar o Backlog Técnico junto aos times de desenvolvimento;
- Compreender e promover a aplicação dos padrões técnicos da organização;
- Apoiar a gestão de configuração (planejamento, ambientes e integração);
- Participar de reuniões com as áreas de negócio e outras áreas da Tecnologia da Informação, a fim de entender as necessidades técnicas e direcionar soluções.