Visão Geral do Processo
Introdução
Este documento tem como objetivo ser o guia geral do Processo de Mudanças e Liberações de TIC do TRT da 3ª Região. Este documento é destinado a todas as áreas que suportam os serviços de TI.
Objetivo
O Gerenciamento de Mudanças e Liberações deve garantir que métodos e procedimentos padronizados sejam usados para lidar com todas as mudanças de maneira eficiente e rápida, a fim de minimizar o impacto de incidentes relacionados a mudanças e melhorar as operações do dia-a-dia, garantindo ainda que as mudanças autorizadas sejam construídas de maneira a proteger os ambientes de operação com procedimentos formais e verificação.
As mudanças (incluindo procedimentos, processos, parâmetros de sistemas e de serviço) devem ser registradas, avaliadas e autorizadas antes da implementação e revisadas em seguida, tendo como base os resultados efetivos e planejados. Isso assegura a mitigação de riscos de impactos negativos na estabilidade ou na integridade do ambiente de produção. (fonte: modelo COBIT).
Em resumo o processo visa:
- Diminuir a exposição aos riscos;
- Minimizar o impacto de mudanças;
- Reduzir o número de mudanças com falhas;
- Reduzir custos e tempo necessário para realizar as mudanças.
- Garantir a visibilidade e comunicação das mudanças;
- Comunicar e gerenciar expectativas dos clientes durante o planejamento e implantação de novas liberações.
- Implementar novas liberações de software e hardware no ambiente operacional utilizando um processo controlado de mudanças e configurações.
Benefícios
- Redução do número de mudanças com falhas
- Alinhamento de todas as partes interessadas na mudança dos serviços de TI
- Processo padrão e controlado para as alterações nos serviços de TIC