Visão Geral do Processo

Introdução

Este documento tem como objetivo ser o guia geral do processo de Gestão de Contratações de TIC do TRT da 3ª Região. Este documento é destinado a todas as áreas que suportam os serviços de TI.

Objetivo

O processo de Gestão de Contratações  deve garantir a padronização do rito e dos templates de documentos / comunicações com os setores administrativos, outros órgãos e contratadas durante a fase de planejamento das contratações. 

Em resumo o processo visa:

  • Definir o rito interno a DTIC das contratações de TIC do Regional, bem como as interfaces com entidades externas;
  • Estabelecer templates para padronização dos artefatos das contratações.

Benefícios

O processo de Gestão de Contratações traz como benefícios a padronização dos procedimentos e documentos, refletindo em maior segurança aos envolvidos durante o planejamento das contratações, bem como a tentativa de reduzir erros, dado que defeitos observados no passado poderão ser corrigidos e atualizada a redação nos templates, de forma que os artefatos estejam atualizados com o entendimento da Administração, Doutrina e Jurisprudência do tema de contratações.

Interfaces

O  Processo de Gestão de Contratações pode ter interface com o processo de gestão de portfólio de projetos e demandas de TIC, devido ao fato de uma demanda para a qual inicialmente não se pensava em haver aquisições, no curso poderá demandar aquisição de bem ou contratação de serviço. O contrário pode também acontecer, dado que uma demanda em que se pensava que a solução poderia ser a aquisição de software, ao final migrar para uso de ferramenta gratuita ou desenvolvimento interno.

Seção de Apoio às Licitações e Contratos de TIC dtic.licita [arroba] trt3.jus.br