Indicadores do Processo

Um Indicador-chave de desempenho (KPIs), é uma ferramenta de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de um determinado processo.

Indicadores

Análise dos Indicadores

PDSC - Percentual de Disponibilidade de Serviços Críticos (Disponibilidade)

Questão

Descrição

Tipo de Indicador

Operacional

O que mede

Percentual médio de disponibilidade dos serviços críticos no mês de medição

Quem mede

Guardião do Processo

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Relatórios gerados a partir do Grafana ou Zabbix, excluindo-se manutenções programadas

Por que medir

Avaliar a disponibilidade para os serviços críticos suportados pelo Tribunal

Como medir

AgregadoFórmula Disponibilidade

onde: 

  • PDSCn: Percentual de Disponibilidade de um Serviço Crítico individual (n) no mês
  • SC: Quantidade total de Serviços Críticos sob avaliação


IndividualPDSCn=(1−(TINPSCn/(730 horas−TIPSCn)))×100

onde:

  • TINPSCn: Tempo (horas) de indisponibilidade não programada do Serviço Crítico n no mês
  • TIPSCn: Tempo (horas) de indisponibilidade programada do Serviço Crítico n no mês
  • 730 horas: Representa o total de horas em um mês (24 horas x 30,4 dias - base mensal do cálculo)

NOTA DE MEDIÇÃO: O cálculo do PDSCn deve ser realizado individualmente para cada Serviço Crítico (n) para fins de gestão e melhoria. O KPI reportado (PDSC) é a média desses percentuais individuais

META

Percentual mínimo de conclusão com sucesso:

  • Meta de 99,5% em 2026
  • Meta de 99,5% em 2027
  • Meta de 99,5% em 2028

 

TMEISC - Tempo Médio Entre Indisponibilidades de Serviços Críticos (Confiabilidade)

Questão

Descrição

Tipo de Indicador

Operacional

O que mede

Tempo médio (horas) entre indisponibilidades no mês de medição

Quem mede

Guardião do Processo

Quando medir

Mensalmente

Onde medir

Relatórios gerados a partir do Grafana ou Zabbix, excluindo-se manutenções programadas

Por quê medir

Avaliar confiabilidade para os serviços críticos suportados pelo Tribunal.

Como medir

    Agregado: Fórmula TMEISC

    onde:

    • TMEISCn: Tempo Médio Entre Indisponibilidades de um Serviço Crítico individual (n) no mês
    • SC: Quantidade total de Serviços Críticos sob avaliação

    Individual: TMEISCn=(730 horas−TIPSCn−TINPSCn)/ QIDSCn)

    onde:

    • TIPSCn: Tempo (horas) de indisponibilidade programada do Serviço Crítico n no mês
    • TINPSCn: Tempo (horas) de indisponibilidade não programada do Serviço Crítico n no mês
    • QIDSCn: Quantidade de intervalos de indisponibilidade (programada + não programada) do Serviço Crítico n no mês, mais 1

    NOTA DE MEDIÇÃO: O cálculo do TMEISCn deve ser realizado individualmente para cada Serviço Crítico (n) para fins de gestão e melhoria. O KPI reportado (TMEISC) é a média desses tempos individuais


    META

    Tempo médio mínimo, em horas, a ser alcançado entre indisponibilidades:

    Meta de 336h em 2026

    Meta de 336h em 2027

    Meta de 336h em 2028

     

    TMPRSC-M - Tempo Médio Para Restaurar Serviço Crítico- Mensal (Sustentabilidade/Recuperação – MTTR)

    Questão

    Descrição

    Tipo de Indicador

    Operacional

    O que mede

    Tempo médio para restaurar o serviço crítico (em horas) após uma falha não programada no mês de medição

    Quem mede

    Guardião do Processo

    Quando medir

    Mensalmente

    Onde medir

    Relatórios gerados a partir do Grafana ou Zabbix, excluindo-se manutenções programadas

    Por quê medir

    Avaliar sustentabilidade para os serviços críticos suportados pelo Tribunal.

    Como medir

    AgregadoFórmula TMPRSC-M

    onde:

    • TMRSC-Mn: Tempo Médio Para Restaurar Serviço Crítico- Mensal individual (n) no mês.
    • SC: Quantidade total de Serviços Críticos sob avaliação

    IndividualTMPRSC-Mn=TINPSCn/QIINPSCn

    onde:

    • TINPSCn: Tempo (em horas) de indisponibilidade não programada do Serviço Crítico n no mês.
    • QIINPSCn: Quantidade de intervalos de indisponibilidade não programada do Serviço Crítico n no mês

    NOTA DE MEDIÇÃO: O cálculo do TMPRSC-Mn é obrigatório individualmente para cada Serviço Crítico (n). O KPI reportado (TMPRSC-M) é a média desses tempos individuais

    META

    Tempo médio máximo, em horas, a ser alcançado para restaurar serviço:

    Meta de 7h em 2026

    Meta de 7h em 2027

    Meta de 7h em 2028

     

     CAVSC - Cobertura de Avaliação de Serviços Críticos (Abrangência e Melhoria Contínua)

    Questão

    Descrição

    Tipo de Indicador

    Operacional

    O que mede

    Número total de serviços de TIC considerados críticos para o negócio que estão sob avaliação mensal do Processo de Gestão de Disponibilidade

    Quem mede

    Guardião do Processo

    Quando medir

    Mensalmente

    Onde medir

    Mensura-se a partir do total de serviços críticos que são avaliados nos demais indicadores do processo

    Por quê medir

    Avaliar a abrangência e melhoria contínua do processo

    Como medir

      CAVSC=N

      onde:

      • N: Percentual de serviços críticos avaliados com KPIs de disponibilidade definidos e em medição no mês de referência.

      NOTA DE MEDIÇÃO: Este KPI é uma contagem direta (N) de serviços críticos sob o processo e não requer o cálculo individual/agregado de desempenho

      META

      Percentual de serviços críticos avaliados: 

      Meta de 50% em 2026

      Meta de 75% em 2027

      Meta de 100% em 2028

       

      Secretaria de Infraestrutura Tecnológica (SEIT) seit@trt3.jus.br