Indicadores do Processo

Um Indicador-chave de desempenho (KPIs), é uma ferramenta de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de um determinado processo.

Indicadores

Análise dos Indicadores

10.1 - PDSC - Percentual de Disponibilidade de Serviços Críticos

Questão

Descrição

Tipo de Indicador

Operacional

O que mede

Percentual de disponibilidade média considerando-se os serviços críticos suportados pelo Tribunal

Quem mede

Guardião do Processo

Quando medir

Ao final de cada ciclo, que considera o mês de julho do ano anterior até o mês de junho do ano corrente. Ciclo baseado no iGovTIC-JUD (CNJ).

Onde medir

No Sistema CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica 

Por quê medir

Avaliar a disponibilidade para os serviços criticos suportados pelo Tribunal

Como medir

PDSC = (ΣDSCn) / SC, onde:

  • DSCn = (1 - (TINPSCn / (8760 - TIPSCn) ) ) * 100 (ver OBS. 1)
  • TIPSCn: Tempo (em horas) de indisponibilidade programada por serviço crítico no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição
  • TINPSCn: Tempo (em horas) de indisponibilidade não programada por serviço critico disponível na infraestrutura do Tribunal no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • n: Contempla todos os serviços considerados criticos disponível na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição;
  • SC: Quantidade de serviços considerados críticos disponíveis na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição.

OBS. 1: todos os serviços serão tratados com a disponibilidade de 24 horas x 7 dias, onde temos 8.760 horas para o período anual;

OBS. 2: por exemplo: se o mês de referência da medição for Julho/2022, o período de medição será composto pelos meses de julho/2021 a junho/2022;

OBS. 3: caso não haja dados para os termos TIPSCn e TINPSCn para certo serviço crítico em algum mês dentro do período de medição, eles devem ser considerados iguais a zero.

Nota : Apesar de o indicador considerar a média simples das disponibilidades dos serviços críticos disponíveis na infraestrutura do Tribunal, deve ser disponibilizada também a disponibilidade para cada serviço crítico isolado, ou seja, o termo DSCn

META

Percentual mínimo de conclusão com sucesso

Meta de 99,5% em 2022

Meta de 99,5% em 2023

Meta de 99,5% em 2024

 

10.2 - TMEISC - Tempo Médio Entre Indisponibilidades de Serviços Críticos

Questão

Descrição

Tipo de Indicador

Operacional

O que mede

Tempo médio entre indisponibilidades considerando-se os serviços críticos (em horas) suportados pelo Tribunal.

Quem mede

Guardião do Processo

Quando medir

Ao final de cada ciclo, que considera o mês de julho do ano anterior até o mês de junho do ano corrente. Ciclo baseado no iGovTIC-JUD (CNJ).

Onde medir

No Sistema CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica 

Por quê medir

Avaliar confiabilidade para os serviços críticos suportados pelo Tribunal.

Como medir

TMEISC = ((∑TMEISCn) / SC), onde:


  • TMEISCn = (8760-TIPSCn-TINPSCn) / QIDSCn (ver OBS 1)
  • QIDSCn = QIIPSCn + QIINPSCn + 1
  • TIPSCn: Tempo (em horas) de indisponibilidade programada por serviço crítico no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • TINPSCn: Tempo (em horas) de indisponibilidade não programada por serviço crítico no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • QIDSCn: Quantidade de intervalos de disponibilidade efetiva por serviço crítico no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • QIIPSCn: Quantidade de indisponibilidade programada por serviço crítico no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • QIINPSCn: Quantidade de indisponibilidade não programada por serviço crítico no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • n: Contempla todos os serviços considerados críticos disponível na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição;
  • SC: Quantidade de serviços considerados críticos disponível na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição.

OBS. 1: todos os serviços serão tratados com a disponibilidade de 24 horas x 7 dias, onde temos 8.760 horas para o período anual;

OBS. 2: por exemplo: se o mês de referência da medição for Julho/2022, o período de medição será composto pelos meses de julho/2021 a junho/2022;

OBS 3: caso não haja dados para os termos QIIPSCn, QIINPSCn, TIPSCn e TINPSCn para certo serviço crítico em algum mês dentro do período de medição, eles devem ser considerados iguais a zero.

Nota: Apesar de o indicador considerar a média simples do tempo entre indisponibilidades dos serviços críticos disponíveis na infraestrutura do Tribunal, deve ser disponibilizado também o tempo médio para cada serviço crítico isolado, ou seja, o termo TMEISCn.


META

Tempo máximo alcançado entre indisponibilidades:

Meta de 168 em 2022

Meta de 336 em 2022

Meta de 336 em 2022

 

10.3 - TMPRSC - Tempo Médio Para Restaurar Serviço Crítico

Questão

Descrição

Tipo de Indicador

Operacional

O que mede

Tempo médio para restaurar o serviço considerando-se os serviços críticos (em horas) suportados pelo Tribunal.

Quem mede

Guardião do Processo

Quando medir

Ao final de cada ciclo, que considera o mês de julho do ano anterior até o mês de junho do ano corrente. Ciclo baseado no iGovTIC-JUD (CNJ).

Onde medir

No Sistema CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica 

Por quê medir

Avaliar sustentabilidade para os serviços críticos suportados pelo Tribunal.

Como medir

TMPRSC = (∑TMRSCn) / SC, onde:

  • TMRSCn = TINPSCn / QIINPSCn
  • TINPSCn: Tempo (em horas) de indisponibilidade não programada por serviço crítico disponível na infraestrutura do Tribunal no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • QIINPSCn: Quantidade de intervalos de indisponibilidade não programada por serviço crítico disponível na infraestrutura do Tribunal no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • n: Contempla todos os serviços considerados críticos disponível na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição;
  • SC: Quantidade de serviços considerados críticos disponíveis na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição.

OBS 1: por exemplo: se o mês de referência da medição for Setembro/2021, o período de medição será composto pelos meses de Setembro/2020 a Agosto/2021;


Nota: Apesar de o indicador considerar a média simples do tempo para restaurar os serviços críticos disponíveis na infraestrutura do Tribunal, deve ser disponibilizado também o tempo médio para cada serviço crítico isolado, ou seja, o termo TMRSCn.

META

Meta de 8h em 2022

Meta de 7h em 2023

Meta de 8h em 2024

 

10.4 - TMEFSC - Tempo Médio Entre Falhas de Serviço Crítico

Questão

Descrição

Tipo de Indicador

Operacional

O que mede

Tempo médio entre falhas considerando-se os serviços críticos (em horas) suportados pelo Tribunal.

Quem mede

Guardião do Processo

Quando medir

Ao final de cada ciclo, que considera o mês de julho do ano anterior até o mês de junho do ano corrente. Ciclo baseado no iGovTIC-JUD (CNJ).

Onde medir

No Sistema CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica 

Por quê medir

Avaliar confiabilidade para os serviços críticos suportados pelo Tribunal.

Como medir

TMEFSC = ((∑TMEFSCn) / SC), onde:

  • TMEFSCn = (8760-TINPSCn) / (QIINPSCn + 1) (ver OBS 1)
  • TINPSCn: Tempo (em horas) de indisponibilidade não programada por serviço crítico disponível na infraestrutura do Tribunal no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • QIINPSCn: Quantidade de indisponibilidade não programada por serviço crítico disponível na infraestrutura do Tribunal no período de 12 meses anteriores ao mês de referência da medição;
  • n: Contempla todos os serviços considerados críticos disponível na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição;
  • SC: Quantidade de serviços considerados críticos disponível na infraestrutura do Tribunal no mês de referência da medição.

OBS 1: todos os serviços serão tratados com a disponibilidade de 24 horas x 7 dias, como são os serviços WEB, onde temos 8.760 horas para o período anual;

OBS 2: por exemplo: se o mês de referência da medição for Setembro/2021, o período de medição será composto pelos meses de Setembro/2020 a Agosto/2021;

OBS 3: caso não haja dados para os termos QIINPSCn e TINPSCn para certo serviço crítico em algum mês dentro do período de medição, eles devem ser considerados iguais a zero.

OBS 4: as metas estão definidas em dias de 24 horas;

Nota: Apesar de o indicador considerar a média simples do tempo entre falhas dos serviços críticos disponível na infraestrutura do Tribunal, deve ser disponibilizado também o tempo médio para cada serviço crítico isolado, ou

seja, o termo TMEFSCn.

META

Meta de 50d em 2022

Meta de 70d em 2023

Meta de 100d em 2024

 

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