Visão Geral do Processo
Introdução
Este documento tem como objetivo ser o guia geral do processo de Gerenciamento de Disponibilidade de TIC do TRT da 3ª Região. Este documento é destinado a todas as áreas que suportam os serviços de TI.
Objetivo
O Gestão de Disponibilidade dos serviços de TI considerados críticos é essencial para o negócio do Tribunal, devido a dependência deste para alcançar excelência na prestação jurisdicional.
Esse processo tem como objetivo garantir que os níveis de disponibilidade dos serviços de TIC atendam as necessidades do negócio e/ou aos acordos de níveis de serviço com um custo justificado e maneira oportuna. Dessa forma, deve-se monitorar a disponibilidade dos serviços de TI, o impacto de possíveis indisponibilidades no cumprimento dos acordos do nível de serviço e prevenir distorções nos mesmos, para os serviços críticos e que sejam elencados.
Benefícios
Satisfazer as necessidades de disponibilidade acordadas dos serviços de TI monitorados.
Interfaces
O Gestão de Disponibilidade tem como interface com os seguintes processos:
Gerenciamento de Nível de serviços;
- Atendendo solicitações de análise de disponibilidade de determinado serviço;
Gerenciamento de Incidentes;
- Recebendo informações sobre as indisponibilidades dos serviços;
Gerenciamento de Problemas;
- Registrando novos problemas para investigação.
Matriz RACI
O objetivo desta seção é informar o nível de envolvimento de cada papel em cada atividade por meio da matriz RACI – acrônimo das iniciais das palavras inglesas Responsible, Accountable, Consulted e Informed. Os níveis de envolvimento significam o seguinte:
- Realizador (Responsible): é quem executa a atividade (operador da atividade). Nesse papel, cada atividade deve ter, pelo menos, um Realizador envolvido.
- Autoridade (Accountable): é quem pode tomar a decisão de iniciar, continuar, interromper ou encerrar a atividade (dono da atividade). Nesse papel, cada atividade deve ter apenas uma Autoridade envolvida.
- Consultado (Consulted): é quem deve ser consultado para a Autoridade prosseguir com sua decisão. Pode haver um ou mais Consultados envolvidos na atividade.
- Informado (Informed): é quem deve ser informado sobre a atividade executada. Pode haver um ou mais Informados envolvidos na atividade.
A matriz RACI do processo é apresentada na tabela a seguir.
Processo |
Atividades |
Guardião do processo |
Gestor do catálogo |
Gestor técnico da solução |
Gestor negocial da solução |
Servidor lotado na TI |
---|---|---|---|---|---|---|
Apurar disponibilidade de serviços |
|
|
|
|
|
|
|
Fornecer os Acordos de Nível de Serviço |
I |
R |
I |
A |
I |
|
Apurar se a disponibilidade está dentro do acordado |
R |
I |
I |
A |
I |
|
Fornecer a Análise de Disponibilidade |
R |
I |
I |
A |
I |
Registrar início da indisponibilidade |
|
|
|
|
|
|
|
Registrar incidente relacionado à disponibilidade |
I |
I |
I |
A |
R |
|
Constatada a queda em serviço(s), registrá-la no CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica |
I |
I |
R |
A |
I |
|
Atualizar o Sistema CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica |
I |
I |
R |
A |
I |
Registrar e avaliar impacto da indisponibilidade |
|
|
|
|
|
|
|
Encerrar incidente relacionado à disponibilidade |
I |
I |
I |
A |
R |
|
Constatado o retorno do serviço, registrá-lo no CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica |
I |
I |
R |
A |
I |
|
Cadastrar análise de impacto no Sistema CINDe - Certidão de Indisponibilidade Eletrônica |
I |
I |
R |
A |
I |
Avaliar se há problema equivalente |
|
|
|
|
|
|
|
verificar se já existe problema equivalente registrado para investigação |
I |
I |
R |
A |
I |
|
Registrar o problema |
I |
I |
R |
A |
I |
Versão |
Descrição |
Data |
Autor |
---|---|---|---|
1.0 |
Criação do documento |
23/09/2021 |
Ione Malheiros |
1.1 |
Revisão do Processo |
01/07/2022 |
Ione Malheiros |