Visão Geral do Processo
Introdução
Este documento tem como objetivo ser o guia geral do Processo de Gerenciamento de Capacidade de TIC do TRT da 3ª Região. Este documento é destinado a todas as áreas que suportam os serviços de TI.
Subprocessos
- Gestão de Capacidade de Negócio - Nível Estratégico
- Busca assegurar que os requisitos de negócio futuro para os serviços de tecnologia da informação tenham tempo hábil para se implementar, sejam planejados e desenhados dentro de critérios aceitáveis e além disso, sejam quantificáveis do ponto de vista do negócio e da TI.
- Gestão de Capacidade de Serviço - Nível Tático
- Garante o monitoramento e acompanhamento de todos os serviços acordados em ANS – Acordo de Nível de Serviço, conforme os RNS’s – Requisitos de Níveis de Serviços. Além disso, verifica de forma constante que os dados coletados sejam analisados e reportados ao público interessado.
- Gestão de Capacidade de Componente - Nível Operacional
- Garantir que todos os componentes que fazem parte da entrega de um serviço de TI e que tenham seus recursos de forma limitada, sejam monitorados e controlados, buscando analisar os dados coletados para realizar ações pertinentes.
Escopo
- Os subprocessos de Capacidade de Negócio e Capacidade de Serviços não serão abordados nos documentos e desenhos aqui listados.
- Apenas o processo de Gerenciamento de Capacidade de Componente será abordado, pois este possui um escopo operacional, no qual a equipe técnica tem competência de atuação nos recursos computacionais.
- O subprocesso que envolve “Negócio” está além do alcance e competência das equipes técnicas pois dependem de um nível de maturidade dos processos de TI, das equipes e da estrutura organizacional conforme critérios e atuação da Gestão de TI.
- O subprocesso que envolve “Serviços” avalia os serviços de TI, seus critérios, suas responsabilidades, os acordos de nível de serviço estabelecidos e os requisitos de nível de serviço. Ou seja, estabelece gerenciamento e controles de medição dos serviços oferecidos pela TI ao usuário final e portanto tem um escopo além do operacional, e também depende de um alcance que excede a competência da equipe técnica, sendo necessário a atuação da equipe de Gestão de TI.
Objetivo
Em resumo o processo visa:
- Produzir e manter um plano de capacidade.
- Auxiliar no diagnóstico e resolução de incidentes e problemas relacionados a desempenho e capacidade.
- Evitar compras desnecessárias através da recuperação de recursos não utilizados, através de abordagens de virtualização e consolidação para uso em projetos diversos.
- Evitar que os recursos simplesmente acabem. Um ambiente bem gerenciado possibilita uma visão de futuro suficiente para aquisições em tempo hábil, suavizando assim o ciclo de aquisições.
- Exercitar, através das técnicas e maturidade do processo com o passar do tempo, a previsão das demandas futuras com mais precisão.
- Garantir que as medidas proativas para melhorar o desempenho dos serviços sejam aplicadas sempre que o custo seja justificável para fazê-las
Benefícios
- Garantir que a capacidade dos recursos de TI e a infraestrutura de TI sejam capazes de atender os requisitos relacionados à capacidade e ao desempenho acordados de maneira oportuna e eficaz em custo.
- Evitar desperdício de dinheiro, tempo, recursos computacionais e recursos humanos. Um processo de Gerência de Capacidade efetivo permite a TI fazer o melhor com o hardware e software que ela já possui e permite que ela adquira as quantidades adequadas para atendimento das novas demandas.
- Disciplinar, através da prática do processo, os profissionais a garantir os recursos no tempo devido ao fornecer uma previsão mais adequada para orçamento e planejamento.
Interfaces
Entradas do Processo:
- Monitoramento do Ambiente
- Implementar e manter estrutura de monitoramento, análise, coleta e registro da capacidade de recursos de infraestrutura nas métricas que reflitam a capacidade do ambiente.
- Gestão de Mudança
- Mudanças no ambiente que gerem novas demandas de capacidade, ou alterem as demandas já existentes.
Saídas do Processo:
- Gestão de Problemas
- Uma vez identificado um iminente esgotamento de um recurso técnico, registrar formalmente o PROBLEMA no processo de GESTÃO DE PROBLEMAS.
- Gestão de Contratação
- Iniciar o processo de Contratação para restabelecer a capacidade do recurso.
Matriz RACI
O objetivo desta seção é informar o nível de envolvimento de cada papel em cada atividade por meio da matriz RACI – acrônimo das iniciais das palavras inglesas Responsible, Accountable, Consulted e Informed. Os níveis de envolvimento significam o seguinte:
- Realizador (Responsible): é quem executa a atividade (operador da atividade). Nesse papel, cada atividade deve ter, pelo menos, um Realizador envolvido.
- Autoridade (Accountable): é quem pode tomar a decisão de iniciar, continuar, interromper ou encerrar a atividade (dono da atividade). Nesse papel, cada atividade deve ter apenas uma Autoridade envolvida.
- Consultado (Consulted): é quem deve ser consultado para a Autoridade prosseguir com sua decisão. Pode haver um ou mais Consultados envolvidos na atividade.
- Informado (Informed): é quem deve ser informado sobre a atividade executada. Pode haver um ou mais Informados envolvidos na atividade.
A matriz RACI do processo de gerenciamento de capacidade de tic é apresentada na Tabela 1, a seguir.
Processo |
Atividades |
Guardião do processo |
Gestor do catálogo |
Gestor técnico da solução |
Gestor negocial da solução |
Servidor lotado na TI |
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Identificar as demandas que afetam a capacidade |
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Avaliar as novas demandas que afetam o recurso sobre sua responsabilidade e o impacto na capacidade deste recurso. |
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Monitorar o RECURSO sob sua gestão |
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Criar/Gerenciar o monitoramento do recurso sob sua gestão no que se refere a capacidade deste recurso. |
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Definir os parâmetros da coleta |
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Avaliar e definir quais parâmetros do recurso sob sua gestão são relevantes no que se refere a capacidade deste recurso e portanto devem ser registrados e acompanhados dentro do mecanismo do processo. |
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Efetuar a coleta dos dados conforme parâmetros |
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Efetuar a coleta mensalmente conforme parâmetros e critérios definidos anteriormente. |
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Gerar as evidências da coleta |
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Avaliar e definir uma forma de gerar uma evidência da coleta realizada. |
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Registrar na PLANILHA DE GESTÃO DE CAPACIDADE DE COMPONENTE |
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Criar, manter, e registrar na aba correspondente do recurso técnico sob sua responsabilidade os valores. |
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Armazenar as evidências das coletas |
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Armazenar as evidências das coletas do recurso sob sua responsabilidade na pasta correspondente. |
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Registrar no PLANO DE CAPACIDADE a visão geral do RECURSO sob sua gestão |
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Registrar em texto livre, a visão geral e as considerações relativas à capacidade do recurso técnico sob sua responsabilidade. |
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Avaliar a capacidade atual e as novas demandas |
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Contrapor os dados das coletas que estão registrados no processo com as novas demandas que afetam a capacidade do recurso sob sua responsabilidade |
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Avaliar se a capacidade é suficiente |
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Analisar se há iminente risco de esgotamento da capacidade do recurso sob sua responsabilidade, seja pelo crescimento vegetativo e natural, ou se por surgimento de novas demandas que irão afetar o planejamento anteriormente realizado. |
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A |
I |
Caso seja insuficiente, registrar o problema |
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Registrar junto ao Processo de Gestão de Problema o esgotamento iminente do recurso técnico e os impactos que isso irá gerar no ambiente. Este registro deve ser feito no Assyst. |
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Iniciar processo de contratação |
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Iniciar a confecção da documentação para oficialização da demanda, estudos técnicos, orçamentos para fundamentar a contratação. |
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Incrementar a Capacidade |
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Ajustar a capacidade do recurso sob sua responsabilidade para adequar a nova realidade do ambiente. |
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Versão |
Descrição |
Data |
Autor |
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1.0 |
Criação do documento |
26/04/2022 |
Ione Francisco Malhaeiros |
1.1 |
Ajuste do documento |
05/05/2022 |
Adnan Alisson Rodrigues |