Visão Geral do Processo

Introdução

Este documento tem como objetivo ser o guia geral do Processo de Gerenciamento de Capacidade de TIC do TRT da 3ª Região. Este documento é destinado a todas as áreas que suportam os serviços de TI.

Subprocessos

  • Gestão de Capacidade de Negócio - Nível Estratégico
    • Busca assegurar que os requisitos de negócio futuro para os serviços de tecnologia da informação tenham tempo hábil para se implementar, sejam planejados e desenhados dentro de critérios aceitáveis e além disso, sejam quantificáveis do ponto de vista do negócio e da TI.
  • Gestão de Capacidade de Serviço - Nível Tático
    • Garante o monitoramento e acompanhamento de todos os serviços acordados em ANS – Acordo de Nível de Serviço, conforme os RNS’s – Requisitos de Níveis de Serviços. Além disso, verifica de forma constante que os dados coletados sejam analisados e reportados ao público interessado. 
  • Gestão de Capacidade de Componente - Nível Operacional
    • Garantir que todos os componentes que fazem parte da entrega de um serviço de TI e que tenham seus recursos de forma limitada, sejam monitorados e controlados, buscando analisar os dados coletados para realizar ações pertinentes.

Escopo

  • Os subprocessos de Capacidade de Negócio e Capacidade de Serviços não serão abordados nos documentos e desenhos aqui listados.
  • Apenas o processo de Gerenciamento de Capacidade de Componente será abordado, pois este possui um escopo operacional, no qual a equipe técnica tem competência de atuação nos recursos computacionais.
  • O subprocesso que envolve “Negócio” está além do alcance e competência das equipes técnicas pois dependem de um nível de maturidade dos processos de TI, das equipes e da estrutura organizacional conforme critérios e atuação da Gestão de TI.
  • O subprocesso que envolve “Serviços” avalia os serviços de TI, seus critérios, suas responsabilidades, os acordos de nível de serviço estabelecidos e os requisitos de nível de serviço. Ou seja, estabelece gerenciamento e controles de medição dos serviços oferecidos pela TI ao usuário final e portanto tem um escopo além do operacional, e também depende de um alcance que excede a competência da equipe técnica, sendo necessário a atuação da equipe de Gestão de TI.

Objetivo

 Em resumo o processo visa:

  • Produzir e manter um plano de capacidade.
  • Auxiliar no diagnóstico e resolução de incidentes e problemas relacionados a desempenho e capacidade.
  • Evitar compras desnecessárias através da recuperação de recursos não utilizados, através de abordagens de virtualização e consolidação para uso em projetos diversos.
  • Evitar que os recursos simplesmente acabem. Um ambiente bem gerenciado possibilita uma visão de futuro suficiente para aquisições em tempo hábil, suavizando assim o ciclo de aquisições.
  • Exercitar, através das técnicas e maturidade do processo com o passar do tempo, a previsão das demandas futuras com mais precisão.
  • Garantir que as medidas proativas para melhorar o desempenho dos serviços sejam aplicadas sempre que o custo seja justificável para fazê-las 

Benefícios

  • Garantir que a capacidade dos recursos de TI e a infraestrutura de TI sejam capazes de atender os requisitos relacionados à capacidade e ao desempenho acordados de maneira oportuna e eficaz em custo.
  • Evitar desperdício de dinheiro, tempo, recursos computacionais e recursos humanos. Um processo de Gerência de Capacidade efetivo permite a TI fazer o melhor com o hardware e software que ela já possui e permite que ela adquira as quantidades adequadas para atendimento das novas demandas.
  • Disciplinar, através da prática do processo, os profissionais a garantir os recursos no tempo devido ao fornecer uma previsão mais adequada para orçamento e planejamento.

Interfaces

Entradas do Processo:

  • Monitoramento do Ambiente
    • Implementar e manter estrutura de monitoramento, análise, coleta e registro da capacidade de recursos de infraestrutura nas métricas que reflitam a capacidade do ambiente.
  • Gestão de Mudança
    • Mudanças no ambiente que gerem novas demandas de capacidade, ou alterem as demandas já existentes. 

Saídas do Processo:

  • Gestão de Problemas
    • Uma vez identificado um iminente esgotamento de um recurso técnico, registrar formalmente o PROBLEMA no processo de GESTÃO DE PROBLEMAS.
  • Gestão de Contratação
    • Iniciar o processo de Contratação para restabelecer a capacidade do recurso.

Matriz RACI

O objetivo desta seção é informar o nível de envolvimento de cada papel em cada atividade por meio da matriz RACI – acrônimo das iniciais das palavras inglesas Responsible, Accountable, Consulted e Informed. Os níveis de envolvimento significam o seguinte:

  • Realizador (Responsible): é quem executa a atividade (operador da atividade). Nesse papel, cada atividade deve ter, pelo menos, um Realizador envolvido.
  • Autoridade (Accountable): é quem pode tomar a decisão de iniciar, continuar, interromper ou encerrar a atividade (dono da atividade). Nesse papel, cada atividade deve ter apenas uma Autoridade envolvida.
  • Consultado (Consulted): é quem deve ser consultado para a Autoridade prosseguir com sua decisão. Pode haver um ou mais Consultados envolvidos na atividade.
  • Informado (Informed): é quem deve ser informado sobre a atividade executada. Pode haver um ou mais Informados envolvidos na atividade.

A matriz RACI do processo de gerenciamento de capacidade de tic  é apresentada na Tabela 1, a seguir. 

Matriz RACI

Processo

Atividades

Guardião do processo

Gestor do catálogo

Gestor técnico da solução

Gestor negocial da solução

Servidor lotado na TI

Identificar as demandas que afetam a capacidade

 

 

 

 

 

 

 

Avaliar as novas demandas que afetam o recurso sobre sua responsabilidade e o impacto na capacidade deste recurso.

I

I

R

A

I

Monitorar o RECURSO sob sua gestão

 

 

 

 

 

 

 

Criar/Gerenciar o monitoramento do recurso sob sua gestão no que se refere a capacidade deste recurso.

I

I

R

A

I

Definir os parâmetros da coleta

 

 

 

 

 

 

 

Avaliar e definir quais parâmetros do recurso sob sua gestão são relevantes no que se refere a capacidade deste recurso e portanto devem ser registrados e acompanhados dentro do mecanismo do processo.

I

I

R

A

I

Efetuar a coleta dos dados conforme parâmetros

 

 

 

 

 

 

 

Efetuar a coleta mensalmente conforme parâmetros e critérios definidos anteriormente.

I

I

R

A

I

Gerar as evidências da coleta

 

 

 

 

 

 

 

Avaliar e definir uma forma de gerar uma evidência da coleta realizada.

I

I

R

A

I

Registrar na PLANILHA DE GESTÃO DE CAPACIDADE DE COMPONENTE

 

 

 

 

 

 

 

Criar, manter, e registrar na aba correspondente do recurso técnico sob sua responsabilidade os valores.

I

I

R

A

I

Armazenar as evidências das coletas

 

 

 

 

 

 

 

Armazenar as evidências das coletas do recurso sob sua responsabilidade na pasta correspondente.

I

I

R

A

I

Registrar no PLANO DE CAPACIDADE a visão geral do RECURSO sob sua gestão

 

 

 

 

 

 

 

Registrar em texto livre, a visão geral e as considerações relativas à capacidade do recurso técnico sob sua responsabilidade.

I

I

R

A

I

Avaliar a capacidade atual e as novas demandas

 

 

 

 

 

 

 

Contrapor os dados das coletas que estão registrados no processo com as novas demandas que afetam a capacidade do recurso sob sua responsabilidade

I

I

R

A

I

Avaliar se a capacidade é suficiente

 

 

 

 

 

 

 

Analisar se há iminente risco de esgotamento da capacidade do recurso sob sua responsabilidade, seja pelo crescimento vegetativo e natural, ou se por surgimento de novas demandas que irão afetar o planejamento anteriormente realizado.

I

I

R

A

I

Caso seja insuficiente, registrar o problema

 

 

 

 

 

 

 

Registrar junto ao Processo de Gestão de Problema o esgotamento iminente do recurso técnico e os impactos que isso irá gerar no ambiente. Este registro deve ser feito no Assyst.

I

I

R

A

I

Iniciar processo de contratação

 

 

 

 

 

 

 

Iniciar a confecção da documentação para oficialização da demanda, estudos técnicos, orçamentos para fundamentar a contratação.

I

I

R

A

I

Incrementar a Capacidade

 

 

 

 

 

 

 

Ajustar a capacidade do recurso sob sua responsabilidade para adequar a nova realidade do ambiente.

I

I

R

A

I

 

 Controle de Versão

Versão

Descrição

Data

Autor

1.0

Criação do documento

26/04/2022

Ione Francisco Malhaeiros

1.1

Ajuste do documento

05/05/2022

Adnan Alisson Rodrigues

Secretaria de Infraestrutura Tecnológica (SEIT) seit [arroba] trt3.jus.br