Políticas do Processo Gestão Tática de TIC

 

Política de Conformidade do Processo

Declaração

Razão

As equipes de TIC seguirão as políticas, processos e procedimentos definidos para a Gestão Tática de TIC. Não serão aceitos desvios ao processo, cujas alterações devem ser conduzidas pelo Guardião do Processo.

Garantir a consistência e a obediência ao processo e alta qualidade dos serviços entregues pela TI.

 

Política de Unicidade do Processo de Gestão Tática de TIC

Declaração

Razão

Existirá apenas um processo de Gestão Tática de TIC para toda a organização.

Garantir uniformidade, padronização, eficiência e eficácia das atividades de elaboração e revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).

     

Politica de Periodicidade de Elaboração do PDTIC

Declaração

Razão

O PDTIC será elaborado na periodicidade definida pelo processo. A periodicidade será estabelecida de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos superiores ou por atos normativos que regulamentam a matéria. As atividades de elaboração devem ser iniciadas no final do ano anterior ao início da vigência do PDTIC.

Assegurar que a elaboração do PDTIC seja realizada em intervalos regulares, conforme os prazos definidos por órgãos de controle ou por atos normativos e atendendo à necessidade de adequação do Plano à realidade do TRT3.

Política de Alinhamento Estratégico e Tático do PDTIC
Declaração Razão

O PDTIC deverá estar alinhado às estratégias nacionais e institucionais, obedecendo, principalmente, aos seguintes instrumentos estratégicos: 

  • Estratégia Nacional de TIC do Judiciário (ENTIC-JUD) relativa ao mesmo ciclo de elaboração do PDTIC;
  • Plano Estratégico Institucional (PEI) do TRT3 relativo ao mesmo ciclo de elaboração do PDTIC;
  • Planos Diretores de TIC dos Órgãos Superiores, quando aplicáveis.

Garantir o alinhamento entre o planejamento estratégico e tático de TIC, segundo os instrumentos estratégicos vigentes e aplicáveis.

 

Política de Revisão do PDTIC

Declaração

  • Razão

O PDTIC será revisado periodicamente, em intervalos determinados pelo processo, segundo o que determinam os órgãos de controle ou atos normativos.

Além da revisão periódica, o PDTIC pode ser revisado a qualquer momento para se adequar a eventuais mudanças nas diretrizes estratégicas ou no ambiente.

Realinhar e replanejar atividades, iniciativas, contratações, planos de capacitação e outros elementos, de maneira a garantir a manutenção do alinhamento entre o planejamento estratégico e tático de TIC, bem como a conformidade com o orçamento anual do Tribunal e, com isso, buscar o alcance dos objetivos e resultados esperados.

 

Política de Monitoramento do PDTIC
Declaração Razão
O PDTIC e seus planos complementares serão monitorados e acompanhados na periodicidade definida no processo.

Garantir que os planos complementares do PDTIC (plano anual de capacitação, plano de contratações de TIC, portfólio de projetos e demandas, plano anual de gestão de riscos, plano de adoção de serviço em nuvem) e os objetivos e resultados chave (OKRs) de TIC sejam periodicamente monitorados, de maneira a verificar o andamento de todas as ações, iniciativas e projetos, medir o desempenho e implementar as melhorias e correções eventualmente necessárias.

Política de Retrospectiva de OKRs
Declaração Razão

Os objetivos e resultados-chave (OKRs) serão revisados em reuniões de retrospectiva, conforme periodicidade definida pelo processo.

Destina-se a executar o ciclo de acompanhamento de OKRs em intervalos regulares, com a avaliação dos resultados alcançados e proposição de ações corretivas e de melhoria para o próximo ciclo.

Política de Anexação de Planos Complementares ao PDTIC
Declaração Razão

Os planos táticos complementares ao PDTIC (plano anual de capacitação, plano de contratação de soluções, portfólio de projetos e demandas, plano anual de gestão de riscos, plano de adoção de serviço em nuvem) serão elaborados de acordo com processos e procedimentos específicos e serão agregados ao PDTIC como anexos ao documento principal.

Garantir a independência entre os processos de Gestão Tática de TIC e os processos e procedimentos responsáveis pela elaboração dos planos componentes e do portfólio. Com isso, as eventuais revisões e atualizações de cada um dos planos complementares não ocasionarão a necessidade de mudança ou nova aprovação do PDTIC.

Seção de Planejamento e Capacitação de TIC dtic.planejamento@trt3.jus.br.