Papéis e Responsabilidades do Processo Gestão Tática de TIC

 

Papéis e responsabilidades do processo de Gestão Tática de TIC

Papel

Descrição

Responsabilidades

Planejamento de TIC

Equipe de servidores integrantes da Seção de Planejamento e Capacitação de TIC (SPCTIC)
  • Conduzir todas as atividades necessárias para a construção, monitoramento, retrospectiva e revisão do PDTIC (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação);
  • Publicar o PDTIC, depois de aprovado;
  • Solicitar o apoio e participação das partes interessados para que elaborem os artefatos e coletem as informações sob sua responsabilidade;
  • Agendar reuniões com o STIC a fim de realizar as atividades de sua competência;
  • Elaborar o Plano Anual de Capacitação de TIC (PACTIC);
  • Atualizar os indicadores de desempenho do processo de Gestão Tática de TIC;
  • Coletar informações sobre a força de trabalho de TIC;
  • Registrar propostas de ações de melhoria para as revisões do PDTIC.

STIC

Subcomitê de TIC (STIC): colegiado que agrega os responsáveis pela gestão de TIC (Diretor e Secretários) e a Divisão de Segurança da Informação e Comunicação (DISI).

  • Elaborar e revisar a lista de OKRs;
  • Realizar análise SWOT (do inglês Strengths Weaknesses Opportunities Threatens - Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças);
  • Realizar o monitoramento e acompanhamento da execução dos planos de capacitação, de contratação de soluções, portfólio de projetos e demandas, plano de gestão de riscos e plano de adoção de serviço em nuvem;
  • Avaliar resultados dos OKRs;
  • Propor ações de melhoria dos OKRs para o alcance dos resultados;
  • Apreciar e aprovar o PDTIC e suas revisões.
CTIC

Comitê de TIC (CTIC): colegiado que tem por finalidade deliberar sobre as questões relacionadas à Governança e Gestão de TIC no TRT-MG, bem como submetê-las, quando necessário, à aprovação do Tribunal Pleno.

  • Apreciar e aprovar o PDTIC e suas revisões;
  • Avaliar os resultados alcançados com a execução das ações elencadas no PDTIC;
  • Propor ações de melhoria para alcance dos objetivos e resultados.

Diretor de TIC

Titular da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Fazer a intermediação entre o STIC e o CTIC das deliberações envolvendo o PDTIC;
  • Apresentar os resultados  da retrospectiva dos OKRs para o CTIC;
  • Apresentar o PDTIC para a deliberação e aprovação pelo CTIC.

Governança de TIC

Equipe de servidores integrantes da Seção de Apoio à Governança de TIC (SAGTIC). 
  • Elaborar o Plano Anual de Gestão de Riscos (PAGR).

SPTIC

Equipe de servidores integrantes da Seção de Portfólios e Projetos de TIC (SPTIC).

  • Elaborar e manter atualizado o Portfólio de Projetos, Ações e Produtos de TIC.

SLCTIC

Equipe da Seção de Apoio às Licitações e Contratos de TIC (SLCTIC).
  • Elaborar o Plano de Contratações de TIC (PCSTIC);
  • Coordenar as ações para elaboração do Plano Orçamentário de TIC;
  • Acompanhar e revisar periodicamente o plano anual de contratações de soluções de TIC.

SEIT

Equipe da Secretaria de Infraestrutura Tecnológica (SEIT), a quem compete, dentre outros, administrar os recursos tecnológicos e especificar bens e serviços relacionados à infraestrutura tecnológica.

  • Elaborar o Plano de Adoção de Serviço em Nuvem.

Responsáveis pelos OKRs

Servidores responsáveis pelas atividades de coleta periódica de dados, registro de dados no quadro de acompanhamento, análise de desempenho e sugestão de ações corretivas ou de melhoria.

  • Coletar dados de desempenho dos OKRs;
  • Analisar os resultados e propor ações de melhoria para o alcance dos resultados;
  • Atualizar quadro de monitoramento de OKRs com os resultados alcançados e as propostas de melhoria;
  • Apresentar os dados de desempenho e análise nas retrospectivas de OKRs.
Seção de Planejamento e Capacitação de TIC dtic.planejamento@trt3.jus.br.